QUESTÕES DO ENEM – GENÉTICA (PARTE III)


Questões do ENEM das edições de 2019 e 2023, sobre genética.


1 – (ENEM 2019) Com base nos experimentos de plantas de Mendel, foram estabelecidos três princípios básicos, que são conhecidos como leis da uniformidade, segregação e distribuição independente. A lei da distribuição independente refere-se ao fato de que os membros de pares diferentes de genes segregam-se independentemente, uns dos outros, para a prole.
TURNPENNY, P. D. Genética médica. Rio de Janeiro: ELsevier, 2009 (adaptado).
Hoje, sabe-se que isso nem sempre é verdade. Por quê?
A) A distribuição depende do caráter de dominância ou recessividade do gene.
B) Os organismos nem sempre herdam cada um dos genes de cada um dos genitores.
C) As alterações cromossômicas podem levar a falhas na segregação durante a meiose.
D) Os genes localizados fisicamente próximos no mesmo cromossomo tendem a ser herdados juntos.
E) O cromossomo que contém dois determinados genes pode não sofrer a disjunção na primeira fase da meiose.

2 – (ENEM 2020) Uma população encontra-se em equilíbrio genético quanto ao sistema ABO, em que 25% dos indivíduos pertencem ao grupo O e 16%, ao grupo A homozigotos.
Considerando que: p = frequência de IA; q = frequência de IB; e r = frequência de i, espera-se encontrar:
QUESTÕES DO ENEM - GENÉTICA
A porcentagem de doadores compatíveis para alguém do grupo B nessa população deve ser de
A) 11%.
B) 19%.
C) 26%.
D) 36%.
E) 60%.

3 – (ENEM 2020 – DIGITAL) Considere um banco de dados (Quadro 1) que apresenta sequências hipotéticas de DNA de duas áreas de extrativismo permitido (A1 e A2) e duas áreas de conservação (B1 e B2). Um órgão de fiscalização ambiental recebeu uma denúncia anônima de que cinco lojas moveleiras (1, 2, 3, 4 e 5) estariam comercializando produtos fabricados com madeira oriunda de áreas onde a extração é proibida. As sequências de DNA das amostras dos lotes apreendidos nas lojas moveleiras foram determinadas (Quadro 2).
QUESTÕES DO ENEM - GENÉTICA
MIRANDA, N. E. O.; ALMEIDA JÚNIOR, E. B. A.; COLLEVATTI, R. G. A genética contra os crimes ambientais: identificação de madeira ilegal proveniente de unidades de conservação utilizando marcador molecular. Genética na Escola, v. 9, n. 2, 2014 (adaptado).
Qual loja moveleira comercializa madeira exclusivamente de forma ilegal?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5

4 – (ENEM 2020 – DIGITAL) Fenômenos epigenéticos levam a modificações do DNA e das histonas, que influenciam o remodelamento da cromatina e, consequentemente, a disponibilização ou não de genes para a transcrição.
ARRUDA, I. T. S. Epigenética. Genética na Escola, n. 1, 2015 (adaptado).
Esses fenômenos atuam na
A) regulação da expressão gênica.
B) alteração nas sequências de bases.
C) correção de mutações em determinados genes.
D) associação dos ribossomos ao RNA mensageiro.
E) alteração nas sequências dos aminoácidos das histonas.

5 – (ENEM 2020 – DIGITAL) Uma nova e revolucionária técnica foi desenvolvida para a edição de genomas. O mecanismo consiste em um sistema de reconhecimento do sítio onde haverá a mudança do gene combinado com um mecanismo de corte e reparo do DNA. Assim, após o reconhecimento do local onde será realizada a edição, uma nuclease corta as duas fitas de DNA. Uma vez cortadas, mecanismos de reparação do genoma tendem a juntar as fitas novamente, e nesse processo um pedaço de DNA pode ser removido, adicionado ou até mesmo trocado por outro pedaço de DNA.
Nesse contexto, uma aplicação biotecnológica dessa técnica envolveria o(a)
A) diagnóstico de doenças.
B) identificação de proteínas.
C) rearranjo de cromossomos.
D) modificação do código genético.
E) correção de distúrbios genéticos.

6 – (ENEM 2020 – DIGITAL) Em 2012, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou sua intenção de trabalhar na clonagem de espécies ameaçadas de extinção no Brasil, como é ocaso do lobo-guará, da onça-pintada e do veado-catingueiro. Para tal, células desses animais seriam coletadas e mantidas em bancos de germoplasma para posterior uso. Dessas células seriam retirados os núcleos e inseridos em óvulos anucleados. Após um desenvolvimento inicial in vitro, os embriões seriam transferidos para úteros de fêmeas da mesma espécie. Coma técnica da clonagem, espera-se contribuir para a conservação da fauna do Cerrado e, se der certo, essa aplicação pode expandir-se para outros biomas brasileiros.
Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 8 mar. 2013 (adaptado).
A limitação dessa técnica no que se refere à conservação de espécies é que ela
A) gera clones haploides inférteis.
B) aumenta a possibilidade de mutantes.
C) leva a uma diminuição da variabilidade genética.
D) acarreta numa perda completa da variabilidade fenotípica.
E) amplia o número de indivíduos sem capacidade de realizar diferenciação celular.

7 – (ENEM 2020 – DIGITAL) Os frutos da pupunha têm cerca de 1g em populações silvestres no Acre, mas chegam a 70 g em plantas domesticadas por populações indígenas. No princípio, porém, a domesticação não era intencional. Os grupos humanos apenas identificavam vegetais mais saborosos ou úteis, e sua propagação se dava pelo descarte de sementes para perto dos sítios habitados.
DÓRIA, C. A.; VIEIRA, I. C. G. Iguarias da floresta. Ciência Hoje , n. 310, dez. 2013.
 
A mudança de fenótipo (tamanho dos frutos) nas populações domesticadas de pupunha deu-se porque houve
A) introdução de novos genes.
B) redução da pressão de mutação.
C) diminuição da uniformidade genética.
D) aumento da frequência de alelos de interesse.
E) expressão de genes de resistência a patógenos.

8 – (ENEM 2021 – APLICAÇÃO REGULAR) A sequência de nucleotídeos do RNA mensageiro presentes em um gene de um fungo, constituída de sete códons, está escrita a seguir. COMENTÁRIO
QUESTÕES DO ENEM - GENÉTICA
Pesquisadores submeteram a sequência a mutações independentes. Sabe-se que os códons UAG e UAA são terminais, ou seja, indicam a interrupção da tradução.
Qual mutação produzirá a menor proteína?
A) Deleção do G no códon 3.
B) Substituição de C por U no códon 4.
C) Substituição de G por C no códon 6.
D) Substituição de A por G no códon 7.
E) Deleção dos dois primeiros nucleotídeos no códon 5.

9 – (ENEM 2021 – APLICAÇÃO REGULAR) A deficiência de lipase ácida lisossômica é uma doença hereditária associada a um gene do cromossomo 10. Os pais dos pacientes podem não saber que são portadores dos genes da doença até o nascimento do primeiro filho afetado. Quando ambos os progenitores são portadores, existe uma chance, em quatro, de que seu bebê possa nascer com essa doença.
ANDERSON, R. A. et. al. In: Situ Localization o( the Genetic Locus Encoding the Lysosomal Acid Lipase/Cholesteryl Esterase (LIPA) Oeficient in Wolman Disease to Chromosome 10q23.2-q23.3. Genomics, n. 1, jan. 1993 (adaptado).
Essa é uma doença hereditária de caráter
A) recessivo.
B) dominante.
C) codominante.
D) poligênico.
E) polialélico.

10 – (ENEM 2022) Entre as diversas técnicas para diagnóstico da covid-19, destaca-se o teste genético. Considerando as diferentes variantes e cargas virais, um exemplo é a PCR, reação efetuada por uma enzima do tipo polimerase. Essa técnica permite identificar, com confiabilidade, o material genético do SARS-CoV-2, um vírus de RNA. Para comprovação da infecção por esse coronavírus, são coletadas amostras de secreções do indivíduo. Uma etapa que antecede a reação de PCR precisa ser realizada para permitir a amplificação do material genético do vírus.Essa etapa deve ser realizada para

A) concentrar o RNA viral para otimizar a técnica.

B) identificar nas amostras anticorpos anti-SARS-CoV-2.

C) proliferar o vírus em culturas, aumentando a carga viral.

D) purificar ácidos nucleicos virais, facilitando a ação da enzima.

E) obter moléculas de cDNA viral por meio da transcrição reversa.


11 – (ENEM 2022) Na figura está representado o mosaicismo em função da inativação aleatória de um dos cromossomos X, que ocorre em todas as mulheres sem alterações patológicas.

QUESTÕES DO ENEM - GENÉTICA

Entre mulheres heterozigotas para doenças determinadas por genes recessivos ligados ao sexo, essa inativação tem como consequência a ocorrência de

A) pleiotropia.

B) mutação gênica.

C) interação gênica.

D) penetrância incompleta.

E) expressividade variável.


12 – (ENEM 2023)

Pais com síndrome de Down

A síndrome de Down é uma alteração genética associada à trissomia do cromossomo 21, ou seja, o indivíduo possui três cromossomos 21 e não um par, como é normal. Isso ocorre pela união de um gameta contendo um cromossomo 21 com um gameta possuidor de dois cromossomos 21. Embora, normalmente, as mulheres com a síndrome sejam estéreis, em 2008, no interior de São Paulo, uma delas deu à luz uma menina sem a síndrome de Down. MORENO, T. Três anos após dar à luz, mãe portadora de síndrome de Down revela detalhes de seu dia a dia. Disponível em: www.band.uol.com.br. Acesso em: 31 out. 2013 (adaptado).

Sabendo disso, um jovem casal, ambos com essa síndrome, procura um médico especialista para aconselhamento genético porque querem ter um bebê. O médico informa ao casal que, com relação ao cromossomo 21, os zigotos formados serão

A) todos normais.

B) todos tetrassômicos.

C) apenas normais ou tetrassômicos.

D) apenas trissômicos ou tetrassômicos.

E) normais, trissômicos ou tetrassômicos.




GABARITO
1 – D
2 – D
3 – E
4 – A
5 – E
6 – C
7 – D
8 – B
9 – A
10 – E
11 – E

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *