6º ANO – EXERCÍCIOS – CADEIA E TEIA ALIMENTAR

6º ANO - EXERCÍCIOS - CADEIA E TEIA ALIMENTAR
1 – Como os seres vivos podem ser classificados de acordo com o modo de obtenção de alimentos?
Produtores, consumidores e decompositores.

2 – Explique como os seres vivos de cada grupo (produtor, consumidor e decompositor) obtêm alimentos.

Produtores: produzem o próprio alimento; consumidores: alimentam-se de outros seres vivos ou de partes deles; decompositores: alimentam- se de organismos mortos ou de resíduos deixados pelos seres vivos, transformando- os em nutrientes.

3 – Observe o esquema e responda.
6º ANO - EXERCÍCIOS - CADEIA E TEIA ALIMENTAR
Que informações o esquema nos fornece a respeito da alimentação desses seres vivos?
A orca se alimenta do pinguim- imperador. Este consome o krill, que se alimenta de algas unicelulares. Conclui-se que a orca, o pinguim-imperador e o krill são consumidores e a alga unicelular, produtor.

4 – Que é a importância de bactérias e fungos nas cadeias alimentares?
As bactérias e os fungos são seres vivos decompositores. Os decompositores são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica no ambiente.

5 – Observe a cadeia alimentar abaixo e responda.
6º ANO - EXERCÍCIOS - CADEIA E TEIA ALIMENTAR
a) Quantos níveis tróficos existem nessa cadeia alimentar?
Quatro níveis tróficos.
b) Qual é o ser vivo produtor dessa cadeia alimentar?
A planta.
c) Quais são os seres vivos consumidores dessa cadeia alimentar?
Lagarta, sapo e coruja. 
d) Que seres vivos estão ligados a todos os organismos dessa cadeia alimentar, mas não foram representados?
Os decompositores (bactérias e fungos).

6 – Analise o esquema abaixo e faça o que se pede.
6º ANO - EXERCÍCIOS - CADEIA E TEIA ALIMENTAR
a) Identifique os seres vivos que ocupam o primeiro nível trófico. Explique por que eles ocupam essa posição.
Árvores e gramíneas. Ocupam essa posição, pois as plantas são seres vivos produtores, ou seja, produzem o próprio alimento e, portanto, ocupam o primeiro nível trófico de uma cadeia alimentar.
b) Que organismos são consumidores primários? E secundários?
Consumidores primários: gafanhoto, mocó e periquito; Consumidores secundários: carcará, serpente e camaleão.
c) Que organismos podem ocupar mais de um nível trófico? Que níveis eles ocupam?
A serpente: 3º e 4º níveis tróficos; e o carcará: 3º, 4º e 5º níveis tróficos.

7 – A solitária é um verme que atua como parasita no interior do corpo do ser humano e do porco. Analise o esquema a seguir e responda às perguntas.
6º ANO - EXERCÍCIOS - CADEIA E TEIA ALIMENTAR
a) Quantas cadeias alimentares existem nesse esquema?
Quatro.
• milho → ser humano → solitária
• milho → porco → ser humano → solitária
• milho → porco → solitária
• milho → galinha → ser humano → solitária
b) Quais dos seres envolvidos são produtores? E consumidores?
O milho é produtor e os demais são consumidores.

8 – Quando um animal se alimenta apenas de plantas, ele é chamado de herbívoro. Se ele se alimenta apenas de animais, é denominado carnívoro. Mas, se ele inclui na sua alimentação animais e plantas, então recebe o nome de onívoro.
Usando essas informações, diga se os seguintes animais são herbívoros, carnívoros ou onívoros.
a) Capivara.
Herbívoro.
b) Onça.
Carnívoro.
c) Ser humano.
Onívoro.
d) Porco.
Onívoro.
e) Cavalo.
Herbívoro.
f) Leão.
Carnívoro.
g) Vaca.
Herbívoro.
h) Tigre.
Carnívoro.

9 – “O ser humano que vive nas cidades não participa de cadeias alimentares.” Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
Sim, pois o ser humano se alimenta de animais e plantas, sendo, portanto, consumidor e participando das cadeias alimentares.

10 – No que diz respeito à nutrição, os organismos vivos podem ser classificados em duas grandes categorias. Quais são elas? Explique a diferença entre as duas.
Autotróficos e heterotróficos. Seres autotróficos elaboram seu próprio alimento principalmente pela realização da fotossíntese. Seres heterotróficos obtêm nutrientes por consumo de outros organismos.

11 – Qual é a diferença entre cadeia alimentar e teia alimentar?
Uma cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos na qual um serve de alimento para o próximo. Uma teia alimentar é um conjunto formado por várias cadeias alimentares que se entrelaçam.

12 – Explique o que pode acontecer num ecossistema terrestre se a população de animais herbívoros não for controlada por predadores.
O aumento da quantidade de herbívoros trará, por consequência, maior consumo de plantas. A redução da quantidade de plantas poderá levar à morte dos herbívoros por falta de alimento.

13 – Os urubus atuam como decompositores, necrófagos ou detritívoros? Explique sua escolha.
Necrófagos, pois alimentam-se de cadáveres de animais que não foram mortos por eles.

14 – Na natureza, que importante papel é desempenhado por decompositores, necrófagos e detritívoros?
Reintegrar restos de seres vivos às cadeias alimentares.



VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER:

4 thoughts on “6º ANO – EXERCÍCIOS – CADEIA E TEIA ALIMENTAR”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *