EXERCÍCIO SOBRE AS LEIS DE MENDEL E A GENÉTICA

EXERCÍCIO SOBRE AS LEIS DE MENDEL E A GENÉTICA
Exercício sobre as leis de Mendel e a genética, questões aberta para elaborar provas e testar os conhecimentos sobre o assunto.


1 – A figura abaixo representa: indivíduos que produzem gametas, a fecundação e a geração de um novo indivíduo. Observe e responda às questões.
EXERCÍCIO SOBRE AS LEIS DE MENDEL E A GENÉTICA
a) Qual é o número que representa os elementos relacionados à transmissão de características dos pais para o filho?
O número 3. Gametas (espermatozoide e ovócito II).
b) Qual é o número de cromossomos da maioria das células do nosso corpo?

46.

c) O número 2 indica o tipo de divisão celular que origina 3. Qual é o nome dessa divisão?

Meiose.

d) O número 3 indica o número de cromossomos dos gametas da espécie humana. Qual é esse número?

23.

e) O número 4 indica o número de cromossomos do zigoto. Qual é esse número?

46.

f) O número 5 indica o tipo de divisão celular pelo qual o zigoto origina a maioria das células do corpo. Qual é o nome dessa divisão?

Mitose.


2 – Um estudante afirmou que os gametas de um indivíduo eram heterozigotos. Por que essa afirmação está errada?

Gametas não podem ser heterozigotos porque não há pares de cromossomos homólogos ou de alelos em
um gameta.

3 – De acordo com a primeira lei de Mendel, características transmitidas, como a cor de uma semente de ervilha, são condicionadas por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.

a) A que correspondem os “fatores” considerados por Mendel?
Aos alelos de um gene.
b) Que tipos de gametas um indivíduo Vv pode produzir? Em que proporção esses gametas são produzidos?
V e v. Espera-se que sejam produzidos na mesma proporção: 50% de cada tipo.
c) Que processo é responsável pela separação desses fatores durante a formação dos gametas?
A meiose.

4 – Se cruzarmos uma planta de genótipo Vv para cor de ervilha com uma planta que produz apenas ervilhas verdes, que proporção de ervilhas amarelas e verdes você espera conseguir? Justifique sua resposta indicando os genótipos das ervilhas.

No cruzamento de Vv com vv (verde), Vv produzirá os gametas V e v, enquanto vv produzirá apenas gametas v. Considerando que os cruzamentos ocorrem ao acaso, esperamos conseguir 50% de ervilhas verdes (vv) e 50% de ervilhas amarelas (Vv).

5 – Se o alelo a determina albinismo (característica recessiva) e o alelo A determina a presença de melanina (característica dominante), como serão os fenótipos dos indivíduos AA, Aa e aa?

AA e Aa: sem albinismo; aa: com albinismo.

6 – Em porquinhos-da-índia, vamos considerar que a herança para a cor do pelo obedece à primeira lei de Mendel. O caráter pelo preto (MM ou Mm) é dominante sobre o pelo marrom (mm).

a) Que cores podem ter os descendentes de um cruzamento entre uma fêmea de pelo preto (MM) e um macho de pelo marrom (mm)? Qual é o genótipo desses indivíduos?
Apenas descendentes de pelo preto. Genótipo Mm.
b) Quais são os genótipos dos indivíduos que, quando cruzados, podem gerar descendentes com o pelo marrom?
Cruzamentos mm × mm produzem apenas indivíduos com o pelo marrom (mm); cruzamentos Mm × mm podem gerar indivíduos com pelo marrom em 50% dos casos; cruzamentos Mm x Mm podem gerar 25% dos indivíduos com pelo marrom.

7 – Um homem com braquidactilia (condição caracterizada pelo encurtamento dos dedos), casado com uma mulher com a mesma característica, tem um filho com comprimento padrão de dedos.

a) Qual deve ser o caráter dominante?

Braquidactilia.

b) Qual é o genótipo dos pais?

Bb


8 – Os gêmeos univitelinos são geneticamente iguais, pois vieram de um mesmo zigoto. Isso significa que todas as suas características são também idênticas? Justifique sua resposta.

Não, porque o ambiente também influencia as características de um indivíduo.



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