Exercício sobre reprodução de animais e plantas, questões abertas a nível de 8º ano do ensino fundamental II.
1 – O esquema abaixo apresenta, no instante 1, uma bactéria passando por determinado processo. Esse processo então se repete ao longo do tempo e, em condições ideais, pode acontecer a cada 20 minutos.
a) Qual é o processo representado acima?
Reprodução (assexuada).
b) Descubra quantas bactérias são geradas desse modo, em cinco horas, a partir de uma única bactéria.
Primeiro, achar quantos eventos de reprodução cabem em 5 horas; depois, começar multiplicando o número 1 (uma bactéria) por 2, e seguir multiplicando o resultado por 2 outras 14 vezes (total de 15 eventos de reprodução). Em condições ideais, 32 768 bactérias.
2 – O ser humano tem aproveitado a capacidade de reprodução assexuada das plantas para produzir, rapidamente e em grande quantidade, plantas com características selecionadas. A reprodução assexuada garante que todas as plantas produzidas tenham as mesmas características da planta inicial.
Explique por que todas as plantas produzidas assexuadamente têm as características da planta inicial ou matriz.
Porque na reprodução assexuada as plantas produzidas são geneticamente iguais à planta original.
3 – Alguns animais sésseis, ou seja, que não se deslocam do seu local de fixação, produzem larvas móveis durante sua reprodução, é o caso dos corais e das esponjas. Qual a vantagem desse tipo de larva para o animal?
A larva móvel ajuda na dispersão, antes que ele se torne um animal adulto fixo, possibilitando que seus filhotes se espalhem pelo ambiente.
4 – Em animais que se reproduzem com fecundação interna, o macho insere os gametas masculinos dentro do corpo da fêmea. Qual a vantagem desse tipo de fecundação nos organismos terrestres?
Ela impede a desidratação dos gametas, do zigoto e do embrião. Além disso, diminui as chances de predação dos embriões e contribui com uma maior possibilidade de fecundação em comparação com a fecundação externa.
5 – A gema do ovo de aves e répteis serve de alimento para o embrião. E os embriões da maioria dos mamíferos, como conseguem alimento?
O embrião dos mamíferos absorve nutrientes do sangue materno.
6 – A fêmea do mosquito Aedes aegypti põe seus ovos em locais de água limpa e parada, como pratos de vasos. Após um período em que se alimentam, as larvas se transformam em pupa. Cerca de dois a três dias depois, libera-se o mosquito adulto.
a) Como se chama o processo de transformação da larva no indivíduo adulto? Dê outro exemplo de animal que se desenvolve como os mosquitos.
Metamorfose. Alguns exemplos possíveis são: moscas, borboletas, crustáceos e anfíbios.
b) Para os mosquitos, qual a vantagem de as larvas viverem em locais diferentes dos adultos?
Como vivem em locais diferentes, acabam tendo hábitos diversos e não competem por recursos, como alimento. Por isso, essa é uma vantagem dessa forma de desenvolvimento.
c) A fêmea do mosquito Aedes aegypti consome sangue de seres humanos e pode lhes transmitir doenças como a dengue e a febre amarela. Por que compreender a reprodução e o desenvolvimento desse mosquito pode ajudar no controle das doenças mencionadas?
Quando compreendemos características do mosquito conseguimos combater sua reprodução. Sabemos, por exemplo, que não podemos deixar água limpa acumulada em vasos e pneus; compreendemos que o adulto deve ser combatido de forma diferente das larvas, porque apresentam diferentes hábitos. As fêmeas são transmissoras porque utilizam o sangue para produzir seus ovos durante a reprodução, geralmente sugando uma só pessoa a cada etapa reprodutiva.
7 – Por que a sobrevivência de musgos e samambaias é difícil em ambientes muito secos, como a Caatinga?
Porque essas plantas dependem da água no ambiente para a reprodução.
8 – Costuma-se dizer que os musgos são os “anfíbios do reino vegetal”. Essa comparação não é totalmente correta, mas é uma aproximação. Que semelhanças você indicaria entre o modo de vida dos anfíbios e o dos musgos?
Tanto os anfíbios quanto os musgos dependem da água do ambiente para sua reprodução, já que, em ambos, o gameta masculino se desloca na água em direção ao gameta feminino. Além disso, anfíbios e musgos são encontrados geralmente em lugares úmidos, porque não possuem muita proteção contra a perda de água pela superfície do corpo.
9 – As gimnospermas produzem, em geral, muitos grãos de pólen: uma única pinha pode produzir mais de 10 milhões de grãos de pólen. Isso significa que cada planta vai originar necessariamente um grande número de outras plantas? Explique.
Não, porque os grãos de pólen são levados pelo vento e poucos caem sobre o estróbilo feminino de outra planta. A fecundação e a formação de uma nova planta só acontecerão com os grãos de pólen que caírem sobre estróbilos femininos.
10 – Explique por que a reprodução das plantas com flores não depende da água. Qual a vantagem dessa característica para as angiospermas?
Porque os grãos de pólen são levados por animais ou pelo vento e a fecundação ocorre pelo crescimento do tubo polínico. Assim, as angiospermas puderam ocupar os mais diferentes ambientes terrestres, não ficando restritas a áreas úmidas, como ocorre com os musgos e as samambaias.
11 – Muitas flores produzem néctar e possuem pétalas coloridas e perfumadas. Para as plantas, quais são as vantagens dessas características?
As pétalas coloridas e perfumadas e o néctar atraem animais que promovem a polinização.
12 – Os caroços da jabuticaba são facilmente engolidos com a fruta, sendo depois eliminados pelas fezes.
a) O caroço da jabuticaba corresponde a qual estrutura reprodutiva?
O caroço corresponde à semente.
b) A ingestão do caroço pelos animais traz algum benefício para a jabuticabeira?
Como os animais se locomovem, podem dispersar as sementes da jabuticaba com as fezes. Dessa forma, essa espécie de planta se espalha por um espaço maior.
13 – Organize cronologicamente os acontecimentos: fecundação, polinização, formação do fruto, crescimento do tubo polínico, formação do grão de pólen.
Formação do grão de pólen, polinização, crescimento do tubo polínico, fecundação, formação do fruto.
14 – Ao pesquisar na internet sobre o cultivo de cana-de-açúcar, um estudante leu que o primeiro procedimento deve ser selecionar plantas saudáveis; em seguida, os caules devem ser divididos em pedaços de 30 cm; o solo escolhido deve ficar em uma área ensolarada; os pedaços de caule devem ser plantados em sulcos feitos no solo umedecido.
a) Que tipo de reprodução está descrito no procedimento acima?
Reprodução assexuada.
b) Qual a diferença entre esse tipo de reprodução e o da maioria dos animais e de outras plantas?
A reprodução assexuada é mais rápida que a reprodução sexuada e não depende de gametas nem de fecundação. Esse tipo de reprodução gera indivíduos geneticamente iguais ao organismo de origem.
c) Cite uma desvantagem dessa forma de reprodução.
A desvantagem é que não há variabilidade genética. Assim, se uma praga atacar a plantação, é provável que afete todos os indivíduos igualmente.
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Olá eume chamo Andria Nayane eu estudo no 8ano e eu estou estudo sobre assexuada e saxuada
E nesse momento estou estudo reprodução sexuada de plantas
Há me esquecer de me apresenta eu me chamo Andria Nayane eu tenho 14 anos eu moro em Belterra Pa