O QUE É FISIOLOGIA?

A palavra fisiologia de origem do grego (physis = natureza, função ou funcionamento; e logos = palavra ou estudo), é a área dentro da biologia que se ocupa do estudo das múltiplas orgânicas dos seres vivos, ou seja, o funcionamento do organismo. Pode ser dividida em fisiologia humana, fisiologia vegetal e fisiologia animal.
 
Esse ramo da biologia dedica-se à compreensão do funcionamento de um organismo e suas diversas funções mecânicas, bioquímicas e físicas envolvidas na manutenção da vida. Os conhecimentos da fisiologia têm profunda ligação com outras áreas, por isso os conhecimentos básico de anatomia, citologia, bioquímica e Biofísica são essenciais. A integração desses conhecimentos à fisiologia faz com que ela seja capaz de explicar o funcionamento de cada sistema biológico e como eles juntos mantém o equilíbrio do organismo.
 
A fisiologia teve seu início com os estudos realizados por Cláudio Galeno, na Grécia, 2500 anos atrás. Galeno é considerado por muitos, o pai da fisiologia  por conta dos seus experimentos com a dissecação de animais.
 
OUTROS NOMES IMPORTANTES NA FISIOLOGIA
 
– Andreas Versalius (1514-1564): Foi um médico belga, publicou em 1543 o  ‘De Humani Corporis Fabrica’, com ilustrações de anatomia humana e de fisiologia, também é considerado o pai da anatomia moderna.
 
– William Harvey: Foi um médico britânico, primeiro a descrever corretamente o sistema circulatório, destacou-se na pesquisa da Fisiologia e publicou o livro ‘Exercitatio Anatomica de Motu Cordis et Sanguinis in Animalibus’.
 
FISIOLOGIA HUMANA
 
É a parte da fisiologia que estuda o funcionamento do organismo dos seres humanos e é profundamente interligada com a anatomia, que tem foco na forma e nas estruturas enquanto a fisiologia foca na função dos sistemas e órgãos de cada parte do corpo.
 
FISIOLOGIA ANIMAL
 
Os métodos, técnicas e ferramentas da fisiologia empregados no estudo estudo dos processos biológicos das espécies não-humanas. O entendimento de como as funções fisiológicas dos animais mudaram ao longo da história evolutiva é um dos principais focos dessa parte da fisiologia.
 
FISIOLOGIA VEGETAL
 
A Fisiologia Vegetal estuda as funções biológicas dos organismos vegetais. Entre os estudos dessa área estão a comparação fisiológica entre os grupos de plantas (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas), o crescimento, reprodução, nutrição e o processo de fotossíntese.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *