QUESTÕES DO ENEM – ECOLOGIA (BIOINDICADORES)

Questões do ENEM, edições 2005 e 2011, sobre o tema bioindicadores estudado em Ecologia.

1 – (ENEM 2005) Quando um reservatório de água é agredido ambientalmente por poluição de origem doméstica ou industrial, uma rápida providência é fundamental para diminuir os danos ecológicos. Como o monitoramento constante dessas águas demanda aparelhos caros e testes demorados, cientistas têm se utilizado de biodetectores, como peixes que são colocados em gaiolas dentro da água, podendo ser observados periodicamente. Para testar a resistência de três espécies de peixes, cientistas separaram dois grupos de cada espécie, cada um com cem peixes, totalizando seis grupos. Foi, então, adicionada a mesma quantidade de poluentes de origem doméstica e industrial, em separado. Durante o período de 24 horas, o número de indivíduos passou a ser contado de hora em hora. Os resultados são apresentados abaixo.
Pelos resultados obtidos, a espécie de peixe mais indicada para ser utilizada como detectora de poluição, a fim de que sejam tomadas providências imediatas, seria
(A) a espécie I, pois sendo menos resistente à poluição, morreria mais rapidamente após a contaminação.
(B) a espécie II, pois sendo a mais resistente, haveria mais tempo para testes.
(C) a espécie III, pois como apresenta resistência diferente à poluição doméstica e industrial, propicia estudos posteriores.
(D) as espécies I e III juntas, pois tendo resistência semelhante em relação à poluição permitem comparar resultados.
(E) as espécies II e III juntas, pois como são pouco tolerantes à poluição, propiciam um rápido alerta.
2 – (ENEM 2011) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.
SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje. V. 37, n° 219, 2005 (adaptado).
A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque
A) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.
B) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.
C) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.
D) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.
E) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.
 
GABARITO
1 – A
2 – D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *