PERMEABILIDADE CELULAR

Permeabilidade celular ou seletiva é o processo fisiológico pelo qual ocorre a entrada e saída de substâncias na célula, através da membrana plasmática.
 
Membrana plasmática, estrutura celular que atua delimitando as células, separando o interior do ambiente, é composta por uma dupla camada de fosfolipídios, na qual encontramos proteínas inseridas.
As células são envolvidas pela membrana plasmática, uma estrutura formada principalmente por proteínas e lipídios. Qualquer substância que entre ou saia da célula tem que passar por essa membrana. Moléculas podem entrar na célula por meio de pequenos poros existentes na membrana plasmática. A célula também pode englobar partículas relativamente grandes.
Ao entrar em contato com a partícula a ser englobada, a membrana plasmática sofre deformações, emitindo pseudópodes (falsos pés) que envolvem a partícula. As extremidades dos pseudópodes de fundem, a membrana plasmática sofre regeneração e a partícula passa a ser envolvida por uma membrana no interior da célula.

Esse processo é chamado de fagocitose, é o modo pelo qual os protozoários capturam seu alimento. Também é pela fagocitose que os glóbulos brancos do sangue envolvem os agentes invasores do organismo.
A pinocitose é o processo utilizado pelas células para englobar partículas muito pequenas. O material a ser englobado entra em contato com a membrana plasmática, que sofre uma invaginação, formando o canal da pinocitose. O material penetra por esse canal que sofre a seguir um estrangulamento. A membrana plasmática sofre regeneração e o material englobado fica dentro da célula, envolvido por uma bolsa, chamada pinossomo.
Ronielson Lima – Biólogo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *