O QUE É PARASITOLOGIA?

Parasitologia é a área da biologia que estuda a relação entre os parasitas e os seus hospedeiros, a essa relação é dada o nome de parasitismo e ocorre quando um organismo (parasita) vive em associação com outro organismo (hospedeiro), do qual retira os meios (substâncias)  para sua sobrevivência, causando doenças ao hospedeiro durante este processo. Estes organismos podem ser animais, vegetais, fungos, protozoários, bactérias ou vírus. No estudo da parasitologia são necessários conhecimentos de outras áreas como a biologia celular, bioquímica, biologia molecular, imunologia, genética, evolução e ecologia, só através da interligação entre essas áreas e a parasitologia é possível entender os processos de transmissão de doenças e o modo de vida desses seres parasitas.
Os parasitas são dependentes de seus hospedeiros para sobrevivência, desde protozoários unicelulares até grandes helmintos parasitam os hospedeiros humanos. Além disso, várias espécies de artrópodes atuam como vetores de doenças parasitárias. Parasitas continuam sendo uma causa significativa de morbidade e mortalidade global e ocorrem em praticamente todos os principais grupos de animais e em muitos grupos de plantas, com diversos tipos de hospedeiros.
 
As pesquisas nessa área têm como objetivo identificar os processos de desenvolvimento de epidemias causadas por parasitas (tanto em seres humanos quanto em animais), criar métodos de prevenção contra essas doenças  e desenvolver tratamentos. Essa ciência pode ser aplicada em diversas áreas como, na medicina humana e veterinária, e na área agrícola.
 
HISTÓRICO
 
A parasitologia teve seu inicio no século XVII, com a observação de giárdias em fezes pelo pesquisador Anton van Leeuwenhoek, ele analisou suas próprias fezes. Mas só  com a identificação e o estudo dos ciclos de vida dos parasitas causadores da malária, da amebíase e da tripanossomíase no  no século XIX, essa áreas teve um avanço significativo e nesse mesmo século o biólogo belga P.J. van Beneden desvendou a história de vida de tênias e muitos outros grupos.
 
O parasitologista precisa conhecer muito bem o ciclo de vida, as formas de infestação e os fatores que influenciam na distribuição e densidade dos parasitas. Parasitologia médica é o estudo de parasitas e das doenças humanas causadas por esses organismos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *