ANABOLIZANTES

Nos dias atuais a busca pelo corpo perfeito tornou-se uma obsessão, para obter o tão sonhado “corpo sarado” em pouco tempo muitas pessoas usam substâncias capazes de promover o aumento muscular, os anabolizantes conhecidos popularmente como “bombas”. Infelizmente essa busca só leva a Cicatrizes, deformidades e outros problemas de saúde.
Esteróides Anabolizantes
São substâncias sintéticas similares aos hormônios (esteróides) sexuais masculinos e promovem, portanto, um aumento da massa muscular. A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver proteína, além de reter líquido provocando o inchaço dos músculos.
Geralmente, os anabolizantes, são tomados oralmente em cápsulas, tabletes ou injetados no músculo. Muitas vezes, as drogas são usadas em associação de até três tipos diferentes e em doses 100 vezes maiores que as preconizadas por tratamento médico.
Embora muita gente não saiba, o anabolizante tem uso na medicina, para casos de osteoporose, deficiência de crescimento, problemas hormonais masculinos. Entretanto, só é ministrado em doses terapêuticas e necessitam sempre de prescrição médica para serem adquiridos. Os profissionais da saúde receitam doses de, no máximo, 15 mg enquanto essas pessoas que usam anabolizantes, chegam a tomar até 300 mg.
 
Vitaminas e medicamentos para animais
São outro tipo de anabolizantes, essas substâncias são usadas em animais, como o cavalo, para ganho de peso e musculatura e por serem utilizadas em animais de grande porte, são produzidas em alta concentração. Muitos jovens utilizam essas substâncias para aumentar sua massa muscular. A proporção que é aplicada em um cavalo que tem 300, 400, 500, 600kg é diferente de um ser humano saudável em torno de 80, 90kg. A alta concentração dessas vitaminas traz graves consequências para o corpo humano.
Consequências do uso de Anabolizantes
 
O efeito dos anabolizantes é apenas aparente. É provado que seu uso só gera danos à saúde. São muitas as consequências causadas por essas substâncias entre elas: problemas no fígado, câncer, derrame cerebral, alterações de comportamento com aumento da agressividade e nervosismo, aparecimento de acne, e muitos outros. Em pessoas do sexo masculino existe a diminuição da produção de esperma, retração dos testículos, impotência sexual, dificuldade ou dor ao urinar, calvície, desenvolvimento irreversível de mamas, e no caso de adolescentes de ambos os sexos pode haver parada prematura do crescimento.

Ronielson Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *