Já ouviu o mito da fonte da juventude? E se ela fosse uma realidade, mas não da forma como ouvimos.
Conforme você vive, as suas células se multiplicam: o organismo vai criando novas para substituir as que morrem. Esse processo não é infinito. Ele desgasta os telômeros, estruturas que ficam na ponta dos cromossomos, até que a multiplicação celular para de funcionar direito, e aí você envelhece e morre. Mas um novo estudo indica que é possível inverter isso e fazer os telômeros voltarem a crescer. Ou seja, ficar biologicamente – e literalmente – mais jovem.
Uma equipe do Instituto de Pesquisa em Medicina Preventiva, na Califórnia, acompanhou dez idosos. Eles foram submetidos a uma dieta controlada, com apenas 10% de gordura e rica em alimentos saudáveis (verduras, legumes e grãos integrais). Também tinham de fazer exercícios diários. Cinco anos depois, seus telômeros haviam crescido 10% – quando o normal seria encolherem 3%.
É o primeiro caso registrado de crescimento dos telômeros (até então, acreditava-se que eles só pudessem diminuir). Os telômeros funcionam como uma proteção para os cromossomos, evitando que eles se despedacem durante a multiplicação do DNA. Há vários estudos demonstrando a relação entre o encurtamento dos telômeros e o envelhecimento do organismo. Os pesquisadores estão animados, embora ainda não comemorem. “Precisamos fazer mais testes para confirmar a descoberta”, afirma o médico Dean Ornish, líder do estudo. Mas, mesmo enquanto isso não acontece, vale a pena manter hábitos saudáveis e chegarmos a tão sonhada fonte da juventude. Não custa nada.
Fonte: Revista Super Interessante
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER: