O QUE É EQUILÍBRIO BIOLÓGICO?

O QUE É EQUILÍBRIO BIOLÓGICO?
O QUE É EQUILÍBRIO BIOLÓGICO?

Os seres vivos normalmente estabelecem entre si e com o meio em que vivem um relacionamento que garante não apenas a sua sobrevivência, mas também a preservação dos recursos naturais disponíveis no ambiente. Essa situação de estabilidade dos seres vivos entre si e com o ambiente em que estão instalados chama-se equilíbrio biológico. Sabemos que o mundo vivo pode ser enfocado sob vários níveis de organização – da célula à biosfera.

A interferência direta ou indireta em quaisquer desses níveis pode acarretar consequências desastrosas ao equilíbrio biológico existente entre os seres vivos e o meio ambiente. Como por exemplo, as serpentes se alimentam, normalmente, de ratos e de outros roedores. O extermínio delas em determinada região, por exemplo, pode favorecer o desenvolvimento de uma superpopulação de roedores que, ou seja, pode determinar uma drástica redução na população de vegetais da região. Esse fato, além de atingir as populações de herbívoros, pode deixar o solo desprotegido, o qual, sem a cobertura de vegetais, fica mais sujeito à erosão pela ação do vento e da água das chuvas. Com isso, o solo tende a ficar estéril, o que dificulta a recuperação vegetal na área, pelo menos em curto período de tempo. As consequências de tal processo atingem também as populações animais que, em última análise, têm nas plantas a sua fonte nutritiva.

INTERFERÊNCIA HUMANA NO EQUILÍBRIO BIOLÓGICO

Há décadas, os seres humanos vêm agredindo e exterminando numerosas espécies de seres vivos e recursos naturais. Toneladas de peixes têm morrido, vitimados pela eliminação de resíduos industriais, de lixo e de esgoto doméstico, por exemplo, em lagos, rios e mares, ou seja, a atividade de algas e de outros seres que vivem em ambientes aquáticos fica comprometida pelo derramamento de petróleo, que altera as condições abióticas desses ambientes. A sobrevivência de muitas formas de vida está sendo colocada em risco por causa da devastação de campos e de florestas. Esses e outros exemplos de desequilíbrios ambientais são fatos frequentes nos noticiários dos mais variados meios de comunicação.



VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *