POR QUE ESPIRRAMOS?

O espirro é uma reação do organismo para expulsar partículas estranhas presentes na mucosa nasal.

Espirrar é uma reação fisiológica e involuntária que acontece quando a mucosa nasal (revestimento interno das narinas) sofre uma irritação que pode ser causada por uma infecção viral (gripes, resfriados e etc), alérgenos (qualquer substância que causa alergia) ou simplesmente quando respiramos junto com o ar, partículas de fumaça, poeira, poluição, perfumes, pólen e etc.

O espirro tem a função de tentar eliminar as partículas que podem representar um perigo para o nosso organismo e também as inofensivas. Outras cousas dos espirros também podem ser infecção bacteriana na garganta e pulmões.
O processo do espirro se inicia com a liberação de substâncias químicas como a histamina e leucotrienos, a irritação provocada pelas partículas leva à sensação de coceira estimulando as terminações nervosas que enviam uma mensagem ao cérebro, por sua vez, envia outra mensagem para os nervos que controlam os músculos da cabeça e pescoço, o que leva à rápida expulsão de ar.
A alta velocidade do ar expirado é conseguida pelo aumento da pressão no interior dos pulmões, com a passagem da garganta (glote) e as pregas vocais fechadas. A súbita abertura da glote permite que o ar pressurizado flua de volta as vias respiratórias expulsando assim as partículas irritantes da mucosa do nariz.
Durante o espirro a respiração normal é interrompida, ocorre uma inspiração profunda e, rapidamente, os músculos relacionados a respiração se contraírem, empurrando todo o ar para fora de uma vez só. Nesse momento a saída do ar dos pulmões é temporariamente bloqueada pela epiglote, e pelas pregas vocais, que, logo em seguida, se abrem, liberando o caminho.
CURIOSIDADES
NÃO FAZ BEM SEGURAR O ESPIRRO
Não é aconselhável “segurar” o espirro, pois ao segurar o espirro, ocorre um aumento da pressão no ouvido, nariz e garganta. E como consequência pode ocorrer sangramento nasal, lesões no ouvido (como o rompimento do tímpano), sinusites, sangramento ocular, lesões pulmonares, dor de cabeça e em casos raros a ruptura em um vaso, o que pode causar um AVC. Além de não ocorrer a expulsão de partículas eventualmente danosas ao nosso organismo.
VELOCIDADE DO ESPIRRO
A velocidade de um espirro pode atingir, em média, a 150km/h, e ir a uma distância de até 6 metros.
OLHAR PARA UMA LUZ INTENSA PODE OCASIONAR ESPIRRO
Ao olhar para a luz, esta penetra nos olhos e estimula o nervo óptico que leva sinais ao cérebro e como o nervo óptico e o nervo trigeminal (responsável por desencadear o espirro) estão próximos, pode haver uma estimulação errada, causando o espirro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *