O Pai do “Nemo” deveria ter se tornado fêmea!

Antes de explicar o título desse artigo, é necessário falar sobre um fenômeno biológico chamado hermafroditismo sequencial.
Um organismo hermafrodita é aquele que possui tanto órgãos reprodutores masculinos como femininos, existem dois tipos de hermafroditismo:
Hermafroditismo simultâneo, onde o individuo tem ambos os órgãos reprodutores funcionais ao mesmo tempo.
Hermafroditismo sequencial, ocorre quando o indivíduo é capaz de mudar de sexo ao longo da vida. E ainda pode ser divido em dois tipos, pois quando a mudança ocorre apenas de fêmea para macho é chamado de protoginia e quando um indivíduo nasce como macho e se transforma em fêmea ao longo da vida o hermafroditismo sequencial é chamado de protandria. O hermafroditismo sequencial pode ser encontrado em plantas, gastrópodes (como lesmas e caramujos) e peixes.
Os peixes da espécie Amphiprion ocellaris, conhecidos popularmente como peixes-palhaços e que serviram de inspiração para a criação do personagem “Nemo”, passam pelo processo de protandria. Todos os peixes-palhaço nascem com células imaturas de ambos os órgãos reprodutores masculino e feminino, mas ao nascerem os órgãos masculinos se tornam maduros primeiro.
Os peixes dessa espécie vivem entre anémonas-do-mar, formando grupos onde apenas dois adultos são sexualmente ativos (um macho e uma fêmea) e o restante são machos não reprodutivos.
A fêmea reprodutora é a maior de todos, domina grupo e o macho reprodutor é maior do que os outros machos. Caso ocorra a morte da fêmea, o macho reprodutor muda de sexo (protandia) tornando-se a nova fêmea reprodutora, e o maior dos machos não reprodutivos torna-se reprodutivo.
Então, seguindo a lógica da natureza, como a mãe do Nemo morreu, seu pai deveria ter se tornado a nova fêmea reprodutora.
Ronielson Lima
0 thoughts on “O Pai do “Nemo” deveria ter se tornado fêmea!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *