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Questões Objetivas Genética 9º Ano: Teste seus Conhecimentos

questões objetivas genética 9º ano

AUTOR: Ronielson Lima (Professor de Biologia)
Atualizado em: 09/08/2025


As questões objetivas genética 9º ano são essenciais para avaliar a compreensão dos estudantes sobre os conceitos fundamentais da genética. Este exercício aborda temas como as leis de Mendel, herança dominante e recessiva, e a formação de gametas. Com gabarito e explicações detalhadas, é uma ferramenta valiosa para reforçar o aprendizado e se preparar para avaliações.


Questão 01.

Tereza no período em que estava grávida contraiu rubéola, o vírus atingiu o embrião e provocou um quadro de surdez permanente na criança. Nesse caso citado, pode-se considerar a surdez como:
A) Congênita
B) Hereditária
C) Patogênica
D) Herdada
E) Contraída

Questão 02.

A anemia falciforme provoca a destruição das hemácias ocasionando baixa distribuição de oxigênio para o corpo. Essa doença pode ser considerada:
A) Dominante
B) Congênita
C) Recessiva
D) Hereditária
E) Transmissível

Questão 03.

Chamamos de […] o conjunto de fenótipos possíveis produzidos pelo mesmo genótipo em condições ambientais diferentes. Esse trecho se refere a:
A) Hereditariedade
B) Norma de reação
C) Recessividade
D) Alteração cromossômica
E) Dominância

Questão 04.

O aconselhamento genético é importante para:
A) Analisar histórico de doenças genéticas na família
B) Descobrir doenças congênitas
C) Analisar os cromossomos
D) Curar doenças genéticas
E) Mapear o nosso genoma

Questão 05.

O que é fenótipo?
A) é o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente
B) influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
C) é o conjunto de características decorrentes da ação de hormônios
D) é o conjunto de características de um indivíduo
E) é o conjunto de caracteres físicos e morfológicos de um indivíduo

Questão 06.

Sobre os experimentos do Mendel, podemos afirmar que:
A) a geração parental, que iniciava o experimento, era formada por indivíduos idênticos entre si.
B) os híbridos da primeira geração filial eram formados na proporção de três indivíduos dominantes para um recessivo.
C) a geração F2 era obtida do cruzamento dos híbridos, apresentando somente indivíduos recessivos.
D) a geração parental apresentava somente indivíduos dominantes híbridos puros.
E) a autofecundação de F1 produzia a geração F2, que apresentava a proporção característica de 3 dominantes para 1 recessivo.

Questão 07.

Do casamento de dois indivíduos fenotipicamente normais para a pigmentação da pele nasceu uma criança albina. Podemos afirmar, corretamente, que:
A) os pais são homozigotos recessivos e a criança é heterozigota dominante.
B) a criança é obrigatoriamente heterozigota recessiva.
C) um genitor é homozigoto recessivo e o outro é heterozigoto dominante.
D) os pais são homozigotos dominantes e a criança é heterozigota recessiva.
E) a criança é recessiva e os pais são heterozigotos.

Questão 08.

Sabe – se que, em determinada raça de gatos, a pelagem preta uniforme é condicionada por um gene dominante B e a pelagem branca uniforme, pelo seu alelo recessivo b. Do cruzamento de um casal de gatos pretos, ambos heterozigotos, espera-se que nasçam:
A) 100% de gatos pretos.
B) 100% de gatos brancos.
C) 25% de gatos pretos, 50% de malhados e 25% de brancos.
D) 75% de gatos pretos e 25% de gatos brancos.
E) 100% de gatos malhados

Questão 09.

Cruzando-se plantas maravilhas de flores vermelhas com plantas maravilhas de flores brancas, resultam, em:
A) plantas com flores vermelhas.
B) plantas com flores brancas.
C) plantas com flores róseas.
D) plantas com flores brancas e flores vermelhas, na proporção de 3 : 1.
E) plantas com flores vermelhas e flores brancas, na proporção de 3 : 1.

Questão 10.

Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada.
 
I – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no sangue dos pais, que se concentram no esperma do homem e nas excreções vaginais da mulher.
II – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no interior das células reprodutoras masculinas e femininas, chamadas gametas, que se unem na fecundação.
III – Os cromossomos existem aos pares nas células e os genes ocupam um lugar definido no cromossomo, chamado locus gênico, assim, os genes também existem aos pares. Os pares de cromossomos semelhantes são chamados cromossomos homólogos, e os pares de genes que ocupam um mesmo locus nestes cromossomos são chamados genes alelos.
 
Das afirmações acima está (estão) correta (s):
A) I, apenas
B) II e III, apenas
C) III, apenas
D) II, apenas
E) I, II e III.

Questão 11. 

Indique a proposição que completa, de forma correta, a afirmativa abaixo:
Por meiose, uma célula ________ com ________ cromossomos formará _______ células _________________, com _________ cromossomos cada uma.
A) 2n, 20, 02, 2n, 20.
B) Diploide, 10, 04, haploides, 05.
C) Diploide, 46, 04, haploides, 23.
D) n, 10, 02, 2n, 05.
E) Haploide, 05, 04, n, 20.

Questão 12.

Ao realizar seus experimentos com ervilhas, Mendel cruzou plantas com sementes amarelas e verdes, obtendo, em F1, 100% das plantas com sementes amarelas. Em F2, obteve 75% das plantas com sementes amarelas e 25% de plantas com sementes verdes. Podemos concluir, portanto, que em F1 temos indivíduos
A) Homozigotos dominantes.
B) Homozigotos recessivos.
C) Heterozigotos.
D) Puros dominantes.
E) Puros recessivos.

Questão 13.

Considere o heredograma abaixo, no qual os indivíduos em negro são portadores de uma determinada característica:
Identifique a afirmativa correta:
A) Trata-se de uma característica autossômica recessiva.
B) O genótipo do indivíduo 3 é certamente Aa.
C) Os indivíduos 4 e 7 apresentam genótipos e fenótipos diferentes.
D) Os indivíduos 1, 2 e 7 são normais.
E) O indivíduo 4 é um homem e não é afetado.

Questão 14.

O que é fenótipo?
A) é o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente
B) influi no genótipo, transmitindo a este as suas características
C) é o conjunto de características psicológicas
D) é o conjunto de características de um indivíduo
E) é o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo decorrentes da ação do genótipo e do ambiente

Questão 15.

Nos seus experimentos realizados com ervilha, Mendel pôde:
A) deduzir que a transmissão de características só acontece em ervilha.
B) entender que a transmissão de características acontece de uma geração para outra através de fatores segregantes.
C) compreender que os fatores hereditários transmitidos estavam localizados em estruturas cromossômicas homólogas.
D) concluir que a transmissão de características

Questão 16.

De acordo com as leis de Mendel, um individuo com genótipo Aa produz gametas:
A) Somente a
B) Somente A
C) Aa
D) A e a
E) AA, Aa e aa

Questão 17. 

Na genética, uma expressão bastante conhecida diz que fenótipo é o genótipo mais o ambiente. Essa expressão significa que
A) o fenótipo de um indivíduo é o resultado da interação entre o genótipo e o ambiente.
B) o genótipo do indivíduo é o resultado da ação do ambiente sobre seu fenótipo.
C) o fenótipo do indivíduo não é o resultado da expressão de seu genótipo em um dado ambiente.
D) o genótipo do indivíduo pode variar como resultado da expressão de seu fenótipo em diferentes ambientes.
E) o fenótipo do indivíduo é invariável e resulta da expressão de seu genótipo, em qualquer que seja o ambiente.

 GABARITO  E COMENTÁRIOS


01 — A

A surdez é considerada congênita porque está presente desde o nascimento, causada por uma infecção viral durante a gravidez. Não é herdada geneticamente, mas sim adquirida no desenvolvimento embrionário.


02 — D

A anemia falciforme é hereditária porque resulta de uma mutação genética passada dos pais para os filhos, diferente de doenças dominantes ou transmissíveis, sendo causada por genes específicos.


03 — B

O trecho refere-se à norma de reação, que é a variação de fenótipos possíveis a partir do mesmo genótipo em diferentes ambientes, mostrando a influência do ambiente sobre a expressão genética.


04 — A

O aconselhamento genético serve para analisar o histórico de doenças genéticas na família, ajudando a identificar riscos e possibilidades de transmissão de características ou doenças hereditárias.


05 — E

Fenótipo é o conjunto de características exteriores que resultam da interação do genótipo com o ambiente, refletindo tanto a genética quanto as influências ambientais.


06 — E

Mendel observou que a autofecundação da geração F1 produzia uma geração F2 com proporção de 3 dominantes para 1 recessivo, demonstrando a segregação dos alelos.


07 — E

Para uma criança albina nascer de pais normais, ambos devem ser heterozigotos, portadores do alelo recessivo para albinismo, explicando o surgimento do fenótipo recessivo.


08 — D

Do cruzamento de gatos pretos heterozigotos, espera-se 75% pretos e 25% brancos, pela segregação clássica dos alelos dominante e recessivo.


09 — C

O cruzamento das plantas maravilhas com flores vermelhas e brancas resulta em flores róseas devido à dominância incompleta, onde nenhum alelo é completamente dominante.


10 — B

As afirmações II e III estão corretas, pois a transmissão genética ocorre via gametas, que possuem genes organizados em pares nos cromossomos, com localização específica (locus).


11 — C

Na meiose, uma célula diploide (2n = 46) gera 4 células haploides (n = 23), reduzindo pela metade o número de cromossomos para garantir a estabilidade genética na reprodução.


12 — C

Em F1, todas as plantas são heterozigotas, já que a cruzamento de homozigotos (amarelo e verde) gera descendentes com alelos diferentes, expressando o fenótipo dominante.


13 — A

O heredograma indica uma característica autossômica recessiva, pois aparece apenas em indivíduos homozigotos recessivos e pode saltar gerações.


14 — E

Fenótipo é o conjunto dos caracteres exteriores do indivíduo, resultado da ação conjunta do genótipo e do ambiente, abrangendo aparência e outras características observáveis.


15 — B

Mendel concluiu que as características são transmitidas entre gerações por fatores segregantes (hoje chamados genes), que se separam e se combinam nas gerações seguintes.


16 — D

Um indivíduo com genótipo Aa produz gametas com os alelos A e a, pois cada gameta recebe apenas um alelo de cada gene, segundo a segregação dos alelos.


17 — A

A expressão significa que o fenótipo é resultado da interação entre genótipo e ambiente, evidenciando que o ambiente influencia a expressão dos genes.


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