Ícone do site Manual da Biologia

QUESTÕES OBJETIVAS – EVOLUÇÃO – 9º ANO

Questão 01.
“As toupeiras atuais têm olhos atrofiados porque suas ancestrais, vivendo sob a terra, não necessitavam de visão. A pouca utilização dos olhos teria feito com que eles atrofiassem, e isso seria transmitido de geração em geração.”
A alternativa que traz a justificativa dos fenômenos expressos acima, de acordo com o princípio evolutivo e seu autor, é:
A) uso e desuso / Lamarck
B) seleção natural / Darwin
C) transmissão dos caracteres adquiridos / Malthus
D) mutação / De Vries
E) recombinação gênica / Morgan
Questão 02.
(PUC-RJ) Alguns antibióticos que combatiam determinadas doenças tornaram-se ineficazes, com o surgimento de linhagens de bactérias resistentes. Isto se deve ao fato de que
A) as bactérias estão sendo selecionadas pela resistência que apresentam aos antibióticos.
B) os antibióticos provocam mutações gênicas, que conferem resistência às bactérias.
C) as bactérias, após se “acostumarem” com doses crescentes de antibióticos, passam a resistência adquirida a seus descendentes.
D) a pequena variabilidade genética verificada na linhagem de certas bactérias facilita a adaptação das mesmas a vários tipos de antibióticos.
E) os antibióticos fazem surgir a resistência nas bactérias.
Questão 03.
(PUC-MG) Recentes análises do DNA de chimpanzés permitiram concluir que o homem é mais aparentado com eles do que com qualquer outro primata. Isso permite concluir que:
A) o chimpanzé é ancestral do homem.
B) o chimpanzé e o homem têm um ancestral comum.
C) o homem e o chimpanzé são ancestrais dos gorilas.
D) a evolução do homem não foi gradual.
E) os chimpanzés são tão inteligentes quanto o homem.
Questão 04.
São princípios aplicados no lamarckismo, exceto:
A) Em uma região, havendo competição, sobreviverá o mais bem adaptado.
B) O desenvolvimento do órgão é proporcional ao uso.
C) Um novo órgão poderá ser formado no organismo quando se cria uma nova necessidade.
D) Um órgão que, com o tempo, tem pouca atividade será extinto.
E) Todas as novas aquisições de um organismo serão transmitidas aos descendentes.
Questão 05.
(Fuvest-SP) O tema “teoria da evolução” tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria, que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é:
A) sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.
B) sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.
C) uma ideia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano.
D) uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles.
E) uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável.
Questão 06.
Qual a condição inicial básica para que ocorra o processo de formação de raças geográficas?
A) Isolamento reprodutivo
B) Isolamento geográfico
C) Seleção natural
D) Esterilidade dos descendentes
E) Superioridade do híbrido
Questão 07.
Observando as asas de uma ave, podemos concluir que elas são órgãos análogos de:
A) asas de morcego
B) asas de insetos
C) braço do homem
D) nadadeiras anteriores da baleia
E) patas anteriores do lagarto.
Questão 08.
Informações Congeladas
As geleiras, muitas vezes, são portadoras de dados importantes sobre o passado. A água que as forma permanece nelas milhares de anos, podendo manter aprisionados importantes elementos pré-históricos, principalmente animais.
Recentemente foi descoberto na Sibéria (Norte da URSS) um pequeno animal pré-histórico congelado, muito parecido com um elefante. Reunindo informações, como as que o estudo desse “elefantinho” pode oferecer, chegamos cada vez mais perto de conhecer como realmente era o ambiente da Terra no passado; peças a mais para o estudo da evolução dos seres vivos.
Estes organismos preservados por meios diversos constituem verdadeiros testemunhos do passado e são denominados de:
A) Paleontolíticos.
B) Elos Perdidos.
C) Ictiólitos.
D) Fósseis.
E) Mamutes.
Questão 09.
No estudo da Evolução animal, usam-se muito os termos analogia e homologia.
Sobre eles assinale a alternativa certa:
A) “Homólogos” é o nome dado aos caracteres que tem função comum.
B) “Análogos” é o nome dado aos caracteres que tem origem comum.
C) Diz-se que dois órgãos homólogos são também análogos, quando por terem a mesma função, têm, necessariamente, a mesma origem.
D) Todo órgão homólogo é análogo, mas nem todo órgão análogo é homólogo.
E) Analogia se refere a característica de função similar, mas de origem diferente.
Questão 10.
Relacione os tipos de isolamento reprodutivo com seus respectivos conceitos listados abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Isolamento Estacional
II. Isolamento Comportamental
III. Isolamento Gamético
IV. Isolamento Mecânico
V. Isolamento Ecológico
( ) Duas populações vivem na mesma área geográfica, mas em diferentes microambientes.
( ) Fenômeno fisiológico que impede a sobrevivência dos gametas masculinos de uma população no sistema reprodutor feminino da outra.
( ) Mecanismo onde não ocorre ajuste entre as peças genitais do casal por causa das diferenças anatômicas.
( ) Mecanismo que ocorre quando duas populações, mesmo ocupando o mesmo habitat, se reproduzem em épocas diferentes.
( ) Fenômeno que ocorre quando há diferença de comportamento entre as espécies, particularmente nos rituais de acasalamento.
A) I – II – III – IV – V
B) V – III – IV – I – II
C) III – I – IV – V – II
D) V – III – II – I – IV
E) I – V – II – III – IV
Questão 11.
A teoria da Evolução, apesar de apresentar uma grande quantidade de evidências que afirmam sua veracidade, ainda é alvo de muitas discussões. Um dos fatos que confirmam a evolução diz respeito à presença de estruturas atrofiadas, que recebem o nome de:
A) órgãos análogos.
B) órgãos homólogos.
C) órgãos vestigiais.
D) apêndices.
E) órgãos anexos.
Questão 12.
Assinale a complementação correta para a frase abaixo.
Duas populações de uma mesma espécie, vivendo em ambientes diferentes e isoladas geograficamente:
A) poderão formar duas espécies, se persistir o isolamento.
B) terão obrigatoriamente o mesmo conjunto gênico (genético).
C) não poderão alterar seus conjuntos gênicos com o passar do tempo por estarem isoladas.
D) nunca poderão formar raças diferentes
E) obrigatoriamente terão que se extinguir.
Questão 13.
Um estudante, ao ler sobre a pele humana, fez a seguinte afirmação ao seu professor:
“o homem moderno não apresenta tantos pelos como os seus ancestrais, pois deixou de usar esses anexos como isolante térmico. Isso só foi possível porque o homem adquiriu uma inteligência que permitiu a confecção de roupas, protegendo-o do frio.”
Diante dessa informação dada pelo aluno, o professor explicou que isso:
A) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que estruturas do corpo que não são solicitadas desaparecem e essas características adquiridas são transmitidas aos descendentes.
B) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que existe variação genotípica entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de características adaptativas conseguem sobreviver e deixar descendentes.
C) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Stephen Jay Gould, que pressupõe que os seres vivos não se modificam por interferência ambiental, mas sim por alterações genéticas intrínsecas.
D) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos com características adaptativas favoráveis têm maiores chances de viver.
E) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos por necessidade vão se modificando ao longo do tempo.
Questão 14.
A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwin
A) mutação e seleção natural.
B) mutação e adaptação.
C) mutação e recombinação gênica.
D) recombinação gênica e seleção natural.
E) adaptação e seleção natural.
Questão 15.
“O meio ambiente cria a necessidade de uma determinada estrutura em um organismo. Este se esforça para responder a essa necessidade. Como resposta a esse esforço, há uma modificação na estrutura do organismo. Tal modificação é transmitida aos descendentes.”
O texto sintetiza as principais idéias relacionadas ao
A) fixismo.
B) darwinismo.
C) mendelismo.
D) criacionismo.
E) lamarckismo.
Questão 16.
Como é chamado o processo pelo qual certas características sexuais se espalham, por causa da maior facilidade para conseguir parceiros para a reprodução.
A) Seleção natural
B) Seleção artificial
C) Seleção sexual
D) Seleção direcional
E) Teoria sintética
Questão 17.
Um antibiótico pode perder a eficiência no combate a bactérias, principalmente, se usado de forma inadequada. Essa perda de eficiência pode ser justificada pela ocorrência de dois fatores:
A) Mutação e seleção
B) Migração genética e especiação
C) Oscilação genética e especiação
D) Mutação e irradiação adaptativa
E) Seleção e convergência adaptativa
Questão 18.
Sabemos que a seleção natural é um ponto importante da teoria criada por Charles Darwin. Marque a alternativa incorreta a respeito da ideia de seleção natural:
A) Segundo a teoria da seleção natural, o mais forte sobrevive.
B) Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência e apenas os mais aptos sobrevivem.
C) Os seres mais aptos possuem maior chance de reproduzir-se e deixar descendentes.
D) Superbactérias são um exemplo clássico de seleção natural.
E) Dentro de uma mesma espécie pode ocorrer variações de fenótipos.
Questão 19.
Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva.
Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo.
A) Seleção natural e mutação.
B) Lei do uso e desuso e seleção natural.
C) Lei do uso e desuso e lei da necessidade.
D) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.
E) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.
Questão 20.
Em um estudo realizado nas ilhas Galápagos, um casal de pesquisadores observou que indivíduos de uma espécie de tentilhão (espécie A) comumente se alimentavam de sementes de vários tamanhos. A ilha onde a espécie A ocorria foi colonizada por outra espécie de tentilhão (espécie B). Indivíduos de B se alimentavam de sementes grandes e eram mais eficientes que A na aquisição deste recurso. Com o passar dos anos, os dois pesquisadores observaram que o tamanho médio do bico dos indivíduos de A estava reduzindo gradualmente. Considerando que pássaros com bicos maiores conseguem se alimentar de sementes maiores, o processo de redução de bico observado em A é um exemplo de seleção:
A) Direcional: o estabelecimento de indivíduos da espécie B representou uma pressão seletiva que favoreceu indivíduos da espécie A com bicos pequenos.
B) Disruptiva: o estabelecimento de indivíduos da espécie B representou uma pressão seletiva que favoreceu indivíduos da espécie A com bicos muito pequenos ou muito grandes.
C) Estabilizadora: o estabelecimento de indivíduos da espécie B representou uma pressão seletiva que favoreceu indivíduos da espécie A com bicos de tamanho intermediário.
D) Sexual: o estabelecimento de indivíduos da espécie B aumentou a competição entre machos da espécie A por acesso às fêmeas.
E) Direcional: o estabelecimento de indivíduos da espécie B induziu mutações em indivíduos da espécie A.
Questão 21.
A produção e o uso de antibióticos representaram um avanço da ciência no controle de doenças bacterianas. Entretanto, ainda são observados, no Brasil, altos índices de doenças provocadas por bactérias como pneumonia e tuberculose, por exemplo. Muitas vezes, após serem administrados diferentes antibióticos nas mais variadas doses, ainda são encontradas bactérias resistentes. Assinale a alternativa que justifica corretamente a resistência de bactérias a antibióticos.
A) O uso indiscriminado de antibióticos provoca mutações nas bactérias.
B) Os antibióticos selecionam as bactérias resistentes.
C) Os antibióticos levam à formação de bactérias resistentes.
D) As bactérias se acostumam aos antibióticos.
Questão 22.
O hábito de colocar argolas no pescoço, por parte das mulheres de algumas tribos asiáticas, promove o crescimento desta estrutura, representando nestas comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianças, filhos destas mulheres já nasceriam com pescoço maior, visto que esta é uma tradição secular.”
A afirmação acima pode ser considerada como defensora de qual teoria evolucionista:
A) Teoria de Lamarck
B) Teoria de Mendel
C) Teoria de Wallace
D) Teoria de Darwin
GABARITO
Questão 01 – A
Questão 02 – A
Questão 03 – B
Questão 04 – A
Questão 05 – D
Questão 06 – B
Questão 07 – B
Questão 08 – D
Questão 09 – E
Questão 10 – B
Questão 11 – C
Questão 12 – A
Questão 13 – A
Questão 14 – C
Questão 15 – E
Questão 16 – C
Questão 17 – A
Questão 18 – A
Questão 19 – D
Questão 20 – A
Questão 21 – B
Questão 22 – A
Sair da versão mobile