Biota é um jogo do tipo senha que apresenta, de forma lúdica, a biodiversidade de nosso planeta. A identificação do organismo ocorre, coletivamente, pela associação das dicas apresentadas nas cartas que compõem o jogo. As dicas contêm informações sobre características morfológicas, fisiológicas, ecológicas e curiosidades sobre o organismo a ser descoberto. O jogo pode ser jogado individualmente ou em grupos. Em sala de aula, o professor assume o papel de coordenador e contemporizador das discussões conceituais que podem surgir durante o “jogar”. O jogo BIOTA possibilita ao aluno, ou grupo de alunos, a construção coletiva do conhecimento sobre os organismos incluídos nos reinos Animalia, Plantae, Fungi, Protista e Monera. Os vírus, entidades não celulares, não incluídos na classificação dos seres vivos de Wittaker também estão presentes no jogo.
O jogo tem como objetivo trazer para a sala de aula a discussão sobre a biodiversidade dos seres vivos e seus critérios de classificação. A compreensão das “dicas” contidas nas cartas possibilita a descoberta do organismo que é a incógnita do jogo. O clima de competição e curiosidade, gerado pelo “jogar” em grupo é um aliado permanente do professor para o processo de aprendizagem.
Autores: S. Gregório, V. L. Mendonça e M. L. Carvalhal.
Revisão e Editoração: S. Oku, H. Pacca e M. L. Carvalhal.
Ilustração: S. Gregório
Colaboração: alunos do curso de Coleta e Manutenção de material biológico – IB/USP/2000 e Ensaios Pedagógicos – ICB/USP/2000 e Remo T. Jr.