De acordo com a forma pela qual o seres vivos obtêm alimento eles podem ser divididos em dois grupos, os autótrofos e os heterótrofos.
AUTÓTROFOS
Também chamados de produtores, são organismos capazes de produzir o próprio alimento a patir de energia e de substâncias inorgânicas simples. Os seres autotroficos realizam dois processos para obtenção de alimento:
Fotossíntese: Processo no qual as plantas utilizam luz solar, gás carbônico (CO2) e água (H2O) para produzir glicose (C6H12O6) e oxigênio (O2). Plantas, algas e cianobactérias são seres fotossintetizantes.
Quimiossíntese: Processo em que a energia solar não é necessária, realizado por muitos organismos que vivem em ambientes extremos, com alta salinidade, temperatura ou profundidade. Nesse processo ocorre a produção de alimento (moléculas orgânicas) utilizando-se a energia química de compostos inorgânicos. Algumas espécies de bactérias e as arqueias são seres quimiossintetizantes.
HETERÓTROFOS
Também chamados de consumidores, são organismos incapazes de produzir (sintetizar) seu própio alimento. Se alimentam de outros seres, autótrofos ou heterótrofos, para obter os nutrientes necessários à sua sobrevivência. Os animais e os fungos são seres heterótrofos.
De acordo com o tipo de alimento os seres heterótrofos podem ser classificados em:
*Herbívoros ou fitófagos = Alimentam-se apenas de vegetais
*Carnívoros = Alimentam-se apenas de carne
*Onívoros = alimentam-se de carne e vegetais
*Hematófagos = Alimentam-se de sangue
*Insetívoros = Alimentam-se de insetos
* Detritívoros = Alimentam-se de detritos orgânicos de origem vegetal e animal