👉 Maior bioma brasileiro.
👉 Ocupa cerca de 40% do território nacional.
👉 Abrigo da maior biodiversidade do mundo.
👉 Abrange os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e uma porção do Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.
CLIMA
👉 O clima que caracteriza a região é o equatorial úmido.
👉 Clima quente e úmido, com temperaturas variando entre 20 a 41°C durante o ano e precipitações pluviométricas superiores a 1800 mm/anos.
👉 À intensa evapotranspiração somada às altas temperaturas da região, abastece a atmosfera com vapor d’água.
VEGETAÇÃO
👉 A vegetação divide-se em três categorias: matas de terra firme, matas de várzea e matas de igapó.
👉Apresenta fisionomia florestal, possuI até cinco estratos: árvores emergentes, dossel, lianas, epífitas, sub-bosque, e têm a distribuição vertical e horizontal de luz como um fator limitante.
FAUNA
👉 Podemos destacar: jacarés, serpentes, como a sucuri, várias espécies de sapos, rãs e pererecas, e uma grande variedade de aves, como tucanos, araras e o galo-da-serra. Insetos, como formigas, mariposas, borboletas e besouros, são também abundantes.
SOLO
👉 Bastante arenoso.
👉 Possui uma fina camada de nutrientes que se forma a partir da decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Esta camada é rica em húmus.
RELEVO
👉 Compõem o bioma Amazônia planícies (terrenos com pouca variação de altitude), depressões (tipo de relevo aplainado, onde são encontradas colinas baixas) e planaltos (terrenos com superfície elevada).
RECURSOS HÍDRICOS
👉 A água doce é abundante: trata-se da maior bacia hidrográfica do planeta.
👉 Seu principal rio é o Amazonas, que possui mais de mil afluentes, é o mais largo do mundo e grande responsável pelo desenvolvimento da floresta.