A Técnica Pomodoro (Pomodoro significa tomate em italaino) é um método para gerenciar o tempo, e por isso pode ser utilizado para potencializar os estudos, foi desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo na década de 80. Basicamente essa técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o estudo em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos.
Procurando uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos da universidade, Francesco Cirillo, utilizou um timer (cronometro) de cozinha no formato de um tomate, para organizar suas tarefas. Esse timer girava durante 25 minutos, emitindo um barulho ao final desse prazo. Nesse intervalo de tempo, Francesco se concentrava nas suas tarefas sem interrupções, mantendo-se totalmente focado. Ao perceber os resultados satisfatórios, divulgou sua técnica em 1992.
Essa técnica ajuda aquelas pessoas que têm dificuldade em terminar as suas tarefas ou metas no prazo, aumentando a produtividade.
Como funciona a técnica?
A técnica se baseia na divisão do estudo em blocos de concentração intensa, com isso consegue-se melhorar a agilidade do cérebro e estimular nosso foco, ou seja, o tempo é melhor gerido levando a uma maior eficiência.
Primeiramente, é necessário estabelecer previamente o que será estudado, um ciclo completo do pomodoro é composto por quatro blocos de foco total de 25 minutos, chamados de pomodoros, intercalados por quatro períodos de descanso, sendo os três primeiros de 5 minutos e o último que encerra o ciclo total, de 15 minutos, após esse tempo maior de descanso começa um novo ciclo.
Um ciclo completo tem duração de 2 horas e 10 minutos.
PASSOS
1º – Providencie um cronômetro, pode ser do relógio, de cozinha ou até mesmo o celular. Existem diversos apps criados exclusivamente para auxiliar nessa técnica de estudo, tanto pagos como gratuitos, basta ir na loja de apps do celular e pesquisar “Pomodoro”.
2º – Organize um local adequado para estudar.
3º – Defina previamente o que vai estudar.
Como sugere o próprio nome, nos blocos de concentração ou foco não deve haver nada que desvie a atenção, por isso é importante organizar um local adequado para estudar e como foi falado anteriormente, decidir previamente a matéria e o assunto a ser estudado.
4º – Inicie o primeiro bloco de concentração. Quando o cronômetro tocar (ao fim dos primeiros 25 minutos), faça um breve intervalo de 5 minutos. Nessa pausa, aproveite para fazer outras coisas não relacionadas à tarefa (ir ao banheiro, fazer um alongamento, tomar um café, etc).
5º – A cada quatro pomodoros (25min), faça uma pausa maior (15 minutos) para descansar. Esses intervalos entres os pomodoros são fundamentais para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar a agilidade mental.
PERGUNTAS
1 – Quantos ciclos do pomodoro (25 min – 5min – 25 min – 5 min -25 min – 5 min – 25 min – 15 min), devo fazer?
Logicamente, no mínimo um, o restante irá depender da disponibilidade de tempo, volume do conteúdo e etc. Porém é importante que independente do número de ciclos, devem ser completados à risca.
2 – Posso alterar o tempo de cada pomodoro?
Sim, pomodoros de 25 min e descansos de 5 min, são os intervalos tradicionais porém nada impede que sejam alterados, contudo qualquer que seja o tempo estipulado, deve ser seguido rigorosamente.