Ícone do site Manual da Biologia

ENEM 2021 – 2º DIA – CADERNO AZUL – QUESTÃO 93 COMENTADA

Questão 93. O polvo mimético apresenta padrões cromáticos e comportamentos muito curiosos. Frequentemente, muda a orientação de seus tentáculos, assemelhando-se a alguns animais. As imagens 1, 3 e 5 apresentam polvos mimetizando, respectivamente, um peixe-linguado (2), um peixe-leão (4) e uma serpente-marinha (6).
Do ponto de vista evolutivo, a capacidade apresentada se estabeleceu porque os polvos
A) originaram-se dos mesmo ancestral que esses animais.
B) passaram por mutações similares a esses organismos.
C) observaram esses animais em seus nichos ecológicos.
D) resultaram de convergência adaptativa com essas espécies.
E) sobreviveram às pressões seletivas com esses comportamentos.
COMENTÁRIOS
OBSERVAÇÕES GERAIS
1 – Para resolução da questão são necessários conhecimentos básicos sobre evolução, como evolução convergente, órgãos análogos e seleção natural.
2 – Mimetismo: O mimetismo é um mecanismo de algumas espécies pelo qual uma imita a outra. É um importante método de defesa, para “enganar” predadores. Geralmente os animais “imitados” são venenosos ou não fazem parte da dieta do predador.
A) ERRADA: Os seres vivos citados na questão pertencem a grupos diferentes, o polvo pertence ao filo dos moluscos, os peixes e a serpente pertencem ao filo dos cordados, portanto seus ancestrais mais recentes são diferentes, como mostra o cladograma abaixo.
B) ERRADA: Como pertencem a grupos distantes, é bastante improvável que polvos, peixes e serpentes apresentem mutações similares.
C) ERRADA: Todos os polvos miméticos já nascem com a capacidade de “imitar” as duas espécies de peixes e a serpente, mas segundo a alternativa eles teriam que primeiro observar o comportamento dos animais para desenvolver essa capacidade. Possivelmente um ancestral do polvo mimético desenvolveu essa capacidade, e por uma pressão ambiental, ou seja, devido a necessidade de se proteger essa capacidade ou comportamento é passado ao longo das gerações.
D) ERRADA: A convergência adaptativa é o processo resultante da adaptação de grupos de organismos de espécies diferentes a um mesmo hábitat. Esses organismos apresentam órgãos análogos, que são estruturas de origem embrionária diferente mas apresentam a mesma função.
No caso do polvo mimético, peixes e serpente, eles não apresentam órgãos homólogos, portanto não é um exemplo de convergência adaptativa.
CORRETA: Os primeiros polvos que apresentaram esse comportamento (mimetismo) sobreviveram as pressões seletivas (ataque de predadores ou outras situações), essa pressão do ambiente (seleção natural) selecionou essa característica (mimetismo) que passou de geração em geração, e hoje essa capacidade de “imitação” é uma característica presente em todos da espécie.
Sair da versão mobile