Ícone do site Manual da Biologia

QUAL A IDEIA EM COMUM ENTRE O LAMARCKISMO E O DARWINISMO?

Quando falamos em evolução, lembramos das teorias de Lamarck (Lamarckismo) e de Darwin (Darwinismo). A teoria de Lamarck atualmente não é válida para explicar o processo evolutivo, mas é tratada nos livros como fato histórico, ou seja, fez parte da produção científica sobre evolução. A seleção natural, teoria criada por Darwin, é teoria aceita no meio científico para explicar a evolução das espécies.
Mas será que essas teorias têm algo em comum?
Antes é preciso entender que o processo evolutivo ocorre através da interação dos organismos (espécies) com o meio ambiente, ou seja, o ambiente muda e alguns organismos se adaptam a essas mudanças e outros não.
Entende-se mudança ambiental como, alterações climáticas, alterações na disponibilidade de recursos, como por exemplo alimento e etc.
Em sua teoria, Lamarck explica que quando o ambiente muda os organismos através de duas leis (Uso e desuso, herança dos caracteres adquiridos), se adaptam as novas condições ambientais.
Darwin explica através da seleção natural, que as mudanças ambientais selecionam aqueles indivíduos que melhor se adaptam e descartam aqueles que não conseguem se adaptar.
Esqueceu o que diz cada teoria? Nesse artigo te explico direitinho – Evolução – Principais teorias
Portanto podemos concluir que, as duas teorias explicam de maneiras diferentes que no processo evolutivo os organismos se adaptam às condições ambientais.
ADAPTAÇÃO é a ideia comum entre o Lamarckismo e o Darwinismo.
Profº Ronielson Lima – Biólogo
Sair da versão mobile