Ícone do site Manual da Biologia

O QUE É EMBRIOLOGIA?

A embriologia, palavra originária do grego ( émbruon = embrião e logos = estudo), é a área da biologia responsável pelo estudo do desenvolvimento embrionário dos organismos, desde a formação do formação do embrião a partir de uma única célula, o zigoto, até o nascimento. Esse ramo da biologia estuda todas as fases do desenvolvimento embrionário desde a fecundação, formação do zigoto até que todos os órgãos do novo ser estejam completamente formados. Também são consideradas as etapas anteriores à gestação do embrião, como a gametogênese que é a formação dos gametas masculinos e femininos, uma vez que influenciam no processo como um todo.
Na gametogênese são formados os gametas a partir de células especializadas chamadas células germinativas, que passam por várias mitoses e se multiplicam. Depois elas crescem e passam pela primeira divisão meiótica, formando células-filhas com a metade dos cromossomos da célula-mãe.
O estuda da embriologia é  interligado a outras áreas como a citologia, a histologia, a genética, a zoologia, evolução, entre outras. A integração de conhecimento é necessária para que a embriologia possa compreender satisfatoriamente o desenvolvimento dos diferentes, tecidos, órgãos e sistemas e ainda conhecer as linhas evolutivas que originaram cada uma dessas estruturas.
HISTÓRICO
O pioneiro no estudo da embriologia foi Aristóteles, por meio de sua pesquisa observou que o embrião de uma galinha crescia aos poucos, e assim criou a teoria da epigênese, onde afirmava que o organismo não estava completamente formado no ovo fertilizado, mas evoluía gradualmente a partir das transformações realizadas durante o crescimento do embrião. Essa teoria foi confirmada no século XVIII, por Caspar Fredriech Wolff que aprofundou a experiência com os embriões das galinhas, fato que o tornou conhecido como o “Pai da Embriologia”. A área evoluiu com os avanços da ciência e da tecnologia, como o surgimento da microscopia que contribuiu para ampliar as pesquisas na área e os embriões passaram a ser analisados microscopicamente e atualmente traz grandes benefícios para a humanidade por meio da medicina.
IMPORTÂNCIA DA EMBRIOLOGIA
A embriologia hoje é aplicada em diversas áreas como  o estudo dos embriões humanos, dos animais e dos vegetais. Toda a pesquisa desenvolvida nessa área trouxe grande contribuição para a sociedade e para o acompanhamento dos fetos. A partir dela foi possível identificar as causas de certas anomalias e de doenças genéticas, o que diminuiu os riscos durante a gestação. Através de ramo da biologia foi possível criar tratamentos para que casais com problemas de infertilidade pudessem ter filhos. Dentre a muitas contribuições da embriologia podemos destacar: a fertilização in vitro, a inseminação artificial e o estudo das células-tronco embrionárias.
Os especialistas em obstetrícia, por exemplo, utilizam os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos para acompanhar o crescimento dos fetos. Com ela é possível saber se está tudo normal com a gestação ou se existe alguma anomalia ou doença congênita.
Sair da versão mobile