TESTE SEUS CONHECIMENTOS, RESPONDENDO QUESTÕES SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS (9º ANO)
QUESTÃO 1
As louva-a-deus fêmeas têm o hábito de matar e comer seus parceiros durante ou após a cópula, esse ato é chamado de canibalismo sexual. As fêmeas que comem os parceiros machos após o ato sexual produzem mais ovos do que as que não comem. No caso dos louva-a-deus, cerca de 25% de todos os encontros sexuais resultam na morte do macho. A fêmea tipicamente começa mordendo parte da cabeça do parceiro, e segue adiante a partir daí. Incrivelmente, isso representa cerca de 63% da dieta da fêmea durante a época de acasalamento. Esse fenômeno também está presente em outras espécies como as aranhas. Para as fêmeas, o canibalismo sexual pode assegurar a obtenção de nutrientes importantes na reprodução.
Mesmo que esse comportamento possa parecer desvantajoso para os machos, o canibalismo sexual tem sua importância porque
A) promove a maior ocupação de diferentes nichos ecológicos pela espécie.
B) favorece a redução da variabilidade genética da população.
C) impossibilita a transmissão de genes do macho para a prole.
D) impede a sobrevivência e reprodução futura do macho.
E) favorece o sucesso reprodutivo da espécie.
QUESTÃO 2
Em uma comunidade, nenhuma espécie consegue sobreviver isoladamente, necessitando interagir permanentemente com as demais, de modo harmônico ou não. Na coluna esquerda abaixo estão relacionados alguns exemplos de relações ecológicas. Relacione-as com a coluna da esquerda.
I – Sociedade. [ ] Formigas.
II – Predatismo. [ ] Pássaro-palito e crocodilo.
III – Mutualismo. [ ] Rêmora e tubarão.
IV – Parasitismo. [ ] Ruminantes e microrganismos.
V – Colônia. [ ] Leão e zebra
VI – Comensalismo. [ ] lombriga e ser humano.
VII – Protocooperação. [ ] Bactérias.
A sequência numérica correta é
A) I, V, III, IV, VI, II e VII.
B) I, VI, II, V, IV, III e VII.
C) V, VII, VI, III, I, IV e II.
D) VII, V, III, VI, IV, I e II.
E) I, VII, VI, III, II, IV e V.
QUESTÃO 3
As cutias, pequenos roedores das zonas tropicais, transportam pela boca as sementes que caem das árvores, mas, em vez de comê-las, enterram-nas em outro lugar. Esse procedimento lhes permite salvar a maioria de suas sementes enterradas para as épocas mais secas, quando não há frutos maduros disponíveis. Cientistas descobriram que as cutias roubam as sementes enterradas por outras, e esse comportamento de “ladroagem” faz com que uma mesma semente possa ser enterrada dezenas de vezes.
Essa “ladroagem” está associada à relação de
A) competição intraespecífica.
B) predatismo.
C) parasitismo.
D) competição interespecífica.
E) comensalismo.
QUESTÃO 4
A penicilina é um antibiótico utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias. Esse medicamento que foi umas das primeiras armas contra infecções, e foi descoberto por acidente, quando fungos contaminaram uma cultura de bactérias do estudo de Alexander Fleming, o princípio ativo da penicilina é retirado do fungo Penicillium notatum, que apresenta a capacidade de inibir o crescimento de bactérias ao seu entorno, como mostra a imagem abaixo.
A relação entre o fungo Penicillium notatum e as bactérias é chamada de:
A) amensalismo.
B) predatismo.
C) comensalismo.
D) mutualismo.
E) protocooperação.
QUESTÃO 5
Um fato muito curioso ocorre com uma espécie de tubarão, o tubarão-mangona (Carcharias taurus), a fêmea dessa espécie possui dos úteros e inicia sua gravidez com mais de 40 embriões, mas no momento em que estão perto de nascer, um ano depois, restam apenas dois – um em cada útero. Foi descoberto que, quando os embriões atingem cerca de 10 centímetros de comprimento, por volta dos quatro meses, eles têm uma mandíbula totalmente desenvolvida e funcional e começam a devorar seus irmãos. Essa espécie corre sérios riscos de extinção, e esse hábito acaba dificultando o aumento do número de indivíduos.
A relação ecológica relatada no enunciado acima exemplifica um caso de relação:
A) relação harmônica intraespecífica de canibalismo.
B) relação desarmônica interespecífica de competição.
C) relação desarmônica interespecífica de predatismo.
D) relação desarmônica intraespecífica de canibalismo.
E) relação desarmônica intraespecífica de mutualismo.
QUESTÃO 6
Relações ecológicas são as interações que ocorrem entre os seres vivos das comunidades que formam os ecossistemas. Elas acontecem entre indivíduos da mesma espécie ou entre espécies diferentes, podem ser benéficas ou prejudiciais paras os seres envolvidos.
Das relações ecológicas apresentadas nas alternativas abaixo, qual delas ocorre exclusivamente entre organismos da mesma espécie?
A) Predação.
B) Protocooperação.
C) Colônia.
D) Mutualismo.
E) Parasitismo.
QUESTÃO 7
Quando indivíduos apresentam um tipo de relação intraespecífica harmônica, onde os seres estão associados e cooperam entre si, podendo se deslocar livremente e explorar o ambiente, são organizados em grupos especializados no desempenho de determinada função e anatomicamente adaptados à execução dessas diferentes funções, temos um exemplo de:
A) Mutualismo.
B) Protocooperação.
C) Sociedade.
D) Colônia.
E) Inquilinismo.
QUESTÃO 8
As relações ecológicas são as interações que os organismos têm entre si, seja para cooperar ou prejudicar uns aos outros. Nenhum ser vivo consegue viver completamente sozinho, ele sempre irá interagir com outros, de forma positiva, negativa ou neutra. A relação interespecífica fundamentada na troca de favores, a qual torna difícil e mesmo impossível a sobrevivência dos seres quando separados desta vida em comum, recebe o nome de:
A) Sinfilia
B) Protocooperação
C) Sociedade
D) Mutualismo
E) Amensalismo
QUESTÃO 9
Abaixo são apresentados três gráficos que mostram curvas de crescimento populacional duas espécies de microrganismos, Paramecium caudatum e Paramecium aurelia.
De acordo com as informações contidas no enunciado e nos gráficos, marque a opção que apresenta o tipo de relação ecológica que ocorre entre essas duas espécies, quando elas são submetidas, juntas, à mesma fonte escassa de alimento.
A) competição interespecífica
B) competição intraespecífica
C) parasitismo
D) mutualismo
E) protocooperação
QUESTÃO 10
Em uma comunidade há várias relações (interações) entre seres vivos. Algumas ocorrem entre seres da mesma espécie; outras, entre seres de espécies diferentes. Em alguns casos, ambas as espécies são beneficiadas; em outros, uma delas é beneficiada, e a outra sofre algum prejuízo.
Assinale a alternativa que indica relações que são harmônicas e interespecíficas.
A) Predatismo e parasitismo
B) Colônia e sociedade
C) Mutualismo e protocooperação
D) Canibalismo e competição
E) Amensalismo e inquilinismo
QUESTÃO 11
Observe a charge:
Encontra-se o mesmo tipo de relação ecológica, como o que é mostrado na charge, entre:
A) Protozoários que vivem no interior do intestino de insetos, como cupins.
B) Animais herbívoros e as plantas das quais eles irão se alimentar.
C) Plantas epífitas, que vivem no tronco de árvores, conseguindo uma maior captação de luz.
D) o bernardo-eremita. que costuma viver dentro de conchas vazias.
E) Anu (ave) que se alimenta de carrapatos encontrados na pele do boi.
QUESTÃO 12
Sobre as relações ecológicas existentes entre os indivíduos que compõem uma comunidade biológica, é correto afirmar que
A) a protocooperação é uma relação interespecífica com benefício recíproco e dependência obrigatória.
B) os indivíduos de uma sociedade não têm independência física uns dos outros, mas preferem viver na coletividade, cooperando.
C) no parasitismo, um organismo deve viver obrigatoriamente no interior do hospedeiro para ser considerado parasita.
D) o mutualismo é uma relação interespecífica na qual as duas espécies envolvidas são beneficiadas.
E) a competição é a disputa pelos mesmos recursos ambientais, como alimento, espaço ou parceiro sexual e acontece exclusivamente entre indivíduos da mesma espécie.
GABARITO E COMENTÁRIOS
QUESTÃO 1 – E
o canibalismo sexual do louva-a-deus feminino pode ter uma vantagem evolutiva tanto para a mulher quanto para o homem. O macho terá mais de seus genes passados para a próxima geração se fertilizar mais ovos, e mais ovos são postos por fêmeas que comem seus parceiros – 88 contra 37,5, em um estudo.
QUESTÃO 2 – E
I – Sociedade: Formigas.
II – Predatismo: Leão e zebra.
III – Mutualismo: Ruminantes e microrganismos.
IV – Parasitismo: lombriga e ser humano.
V – Colônia: Bactérias.
VI – Comensalismo: Rêmora e tubarão.
VII – Protocooperação: Pássaro-palito e crocodilo.
QUESTÃO 3 – A
Já que a ladroagem ocorre entre cutias, se trata de uma competição intraespecífica pois ocorre disputa entre indivíduos da mesma espécie por um ou mais recursos do ambiente, nesse caso, alimento.
QUESTÃO 4 – A
O amensalismo, também chamado de antibiose, compreende a relação interespecífica desarmônica, em que uma espécie bloqueia ou inibe o desenvolvimento ou a reprodução de outra espécie, denominada amensal, por meio da liberação de certas substâncias.
QUESTÃO 5 – D
Canibalismo é um tipo de relação ecológica em que certas espécies de animais se alimentam de indivíduos da mesma espécie. Por acontecer entre indivíduos da mesma espécie é considerada intraespecífica e desarmônica pois causa prejuízo a um dos seres envolvidos.
QUESTÃO 6 – C
As colônias são relações intraespecíficas harmônicas em que os indivíduos associados da espécie vivem agrupados, cooperando entre si. Nas colônias isomorfas, os indivíduos são morfológica e fisiologicamente semelhantes. Essas colônias podem ser verificadas em certas espécies de bactérias e entre os corais (cnidários).
QUESTÃO 7 – C
As sociedades são relações intraespecíficas harmônicas, em que os indivíduos associados cooperam entre si. Mas, ao contrário dos organismos coloniais — que se deslocam, quando muito, apenas dentro dos limites da própria colônia —, os organismos sociais podem não apenas se deslocar livremente dentro da sociedade, como também abandonar o substrato de morada e explorar o ambiente coletando alimentos. As sociedades mais complexas caracterizam-se pela presença de indivíduos organizados em castas, isto é, grupos sociais especializados no desempenho de determinada função. Isso sugere que nessas sociedades existe divisão de trabalho, com indivíduos anatomicamente adaptados à execução de diferentes funções.
QUESTÃO 8 – D
Trata-se de uma associação interespecífica harmônica na qual as duas espécies envolvidas são beneficiadas. É uma relação obrigatória, onde os seres envolvidos apresentam interdependência fisiológica que se estabelece é de tal maneira intensa que a separação das espécies envolvidas acarreta em ambas um sério desequilíbrio metabólico, que pode até levá-las à morte.
QUESTÃO 9 – A
Competição interespecífica, relação interespecífica desarmônica onde ocorre disputa entre indivíduos de espécies diferentes por recurso do meio que não existe em quantidade suficiente para todos. Também é um importante mecanismo regulador da densidade populacional. As disputas ocorrem por: Alimento, território.
QUESTÃO 10 – C
Mutualismo: Trata-se de uma associação interespecífica harmônica na qual as duas espécies envolvidas são beneficiadas, e não podem viver separadas.
Protocooperação: Trata-se de uma associação interespecífica harmônica na qual as duas espécies envolvidas são beneficiadas, porém podem viver de forma isolada.
QUESTÃO 11 – E
– A relação representa na charge é a protocooperação. Portanto a alternativa que representa outro exemplo de protocooperação é a “E”.
O anu são é uma ave que retira e devora carrapatos normalmente encontrados na pele de certos mamíferos, como o boi, o cavalo e a capivara. Dessa maneira, os mamíferos se beneficiam ao ficarem livres dos parasitas e constituem uma fonte indireta de alimento às aves. Ambos, porém, podem separar-se e viver normalmente quando a associação não se estabelece ou é interrompida.
QUESTÃO 12 – D
A) a protocooperação é uma relação interespecífica com benefício recíproco, mas sem dependência entre os seres.
B) os indivíduos de uma sociedade têm independência física uns dos outros, mas preferem viver na coletividade, cooperando.
C) no parasitismo, um organismo deve viver no interior ou exterior do hospedeiro para ser considerado parasita.
D) CORRETA
E) a competição é a disputa pelos mesmos recursos ambientais, como alimento, espaço ou parceiro sexual e acontece entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes.